Cratera meteorítica de Vista Alegre

Localizada no Distrito de Vista Alegre, no município de Coronel Vivida, cidade de 22 mil habitantes no Sudoeste do Paraná, perto de Pato Branco e Francisco Beltrão, em local de fácil acesso e boa infraestrutura, representa o remanescente de uma cratera de impacto meteorítico com 9,5 km de diâmetro e idade máxima estimada de 125 milhões de anos.

Descoberta em 2004 e constitui uma das poucas estruturas geológicas dessa natureza conhecidas no Brasil, e uma das raras crateras meteoríticas formadas sobre rochas vulcânicas basálticas, existentes na Terra. A feição morfológica correspondente à estrutura é bastante marcante, com seu formato quase perfeitamente circular e suas bordas íngremes exibindo desníveis abruptos de até 120 m entre a parte externa e interna da cratera.

Com a descoberta deste astroblema, o registro de impactos meteoríticos no Brasil passa a contar com seis estruturas desse tipo com origem comprovada, sendo quatro delas na Bacia do Paraná (Domo de Araguainha, Domo de Vargeão, Vista Alegre e Cerro do Jarau) e duas na Bacia do Parnaíba (Serra da Cangalha e Riachão).

 Reportagem sobre a Cratera de Vista Alegre






Baseado em:

Crósta, A.P.; Furuie, R.A.; Schrank, A.; Vieira, C.K. 2011. Astroblema de Vista Alegre, PR Impacto meteorítico em derrames vulcânicos da Formação Serra Geral, Bacia do Paraná. In: Winge,M.; Schobbenhaus, C.; Souza, C.R.G.; Fernandes, A.C.S.; Berbert-Born, M.; Sallun Filho, W.; Queiroz, E.T.; (Edit.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. 14p.

Retornar